É a especialidade médica que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das neoplasias. Dedica atenção integral ao paciente, ponderando sempre o melhor tratamento aliado aos melhores desfechos clínicos.
Se baseia em avaliação global do paciente, interagindo com especialidade médicas e multiprofissionais de saúde com o foco no melhor para o paciente.
Especialidade médica cirúrgica responsável pela retirada cirúrgica dos tumores, respeitando todos os princípios oncológicos de cirurgia segura.
É uma das opções de tratamento sistêmico em alguns tipos de tumores e a depender do estadiamento clínico da doença. As medicações atuam de forma a estimular o próprio sistema imune do paciente a combater as células tumorais. Tem um perfil de toxicidade melhor, em comparação a quimioterapia convencional.
Atua no ciclo celular, como forma de impedir a replicação das células de diferentes formas, a depender do princípio ativo. Seu uso pode ser indicado antes ou após procedimentos cirúrgicos, a depender do tipo de tumor e estadiamento patológico.
Atua no bloqueio de receptores celulares, que são fonte de informação bioquímica entre as células; desta forma atua impedindo a replicação celular ou induzindo morte celular. Importante opção de tratamento sistêmico.
Atua de forma local, em tratamentos curativos ou paliativos. Deverá sempre ser prescrito por serviços regulamentados e por médico(a) radiologista habilitado(a).